Os aplicadores de recursos devem direcionar sua atenção para o exterior nesta quarta-feira (03), já que a agenda nacional está com poucos eventos programados. Nos Estados Unidos, um relatório de empregos no setor privado e informações sobre a atividade industrial podem influenciar as expectativas em relação ao possível corte de juros na próxima semana, quando o Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC) realiza sua última reunião de definição da política monetária do ano. Atualmente, 89,2% dos aplicadores estão prevendo uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa de juros. Os demais estão apostando na manutenção.
Rali de Natal: o que a teoria que defende a alta das bolsas em dezembro diz – e o que se pode esperar para 2025?
O sentimento positivo em relação à continuidade do ciclo de redução dos juros gera expectativas mais favoráveis para as bolsas, tanto nos EUA quanto nos mercados emergentes, e outros investimentos de alto risco.
Além disso, a atenção permanece no petróleo, em meio às discussões de paz entre Rússia e Ucrânia. Na Europa, a UE chegou a um acordo para encerrar permanentemente a importação de gás natural da Rússia. Neste momento, os preços dessa commodity estão em alta.
No Brasil, os aplicadores aguardam informações sobre a taxa extra dos EUA sobre os produtos brasileiros. Ontem, Donald Trump e o presidente Lula tiveram uma conversa telefônica sobre um acordo, e o presidente brasileiro expressou seu desejo de “avançar rapidamente” nas negociações com Trump.
Reveja o encerramento dos mercados ontem
O Ibovespa B3 alcançou outra marca significativa nesta terça-feira, 2, ao ultrapassar os 160 mil pontos. O principal índice da bolsa de valores do Brasil alcançou esse patamar durante a manhã, teve um pequeno recuo, mas voltou a subir, fechando o dia em 161.092 pontos, com um aumento de 1,56%. O dólar comercial teve uma queda de 0,57%, chegando a R$5,33.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis ganhos do seu investimento. Se você já é um investidor e deseja analisar todas as suas aplicações de forma gratuita em um só lugar, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

