A partir deste dia útil (17), a B3 começa a disponibilizar novos prazos de vencimento para as Opções Semanais de Ibovespa, derivativos relacionados ao principal índice da bolsa brasileira.
Com essa inovação, os vencimentos agora estão também programados para segundas, terças, quintas e sextas-feiras, além dos dias tradicionais de quarta-feira. Para a B3, essa expansão representa um progresso para o mercado, alinhando o produto com as melhores práticas globais e proporcionando mais agilidade e precisão na administração de estratégias de investimento.
A partir do lançamento das opções semanais, em fevereiro, os vencimentos estavam restritos às quartas-feiras. Nesse momento, com vencimentos abertos em todos os dias de trabalho, os investidores obtêm mais flexibilidade para ajustar posições, diminuir a exposição ao risco e aproveitar chances de curto prazo, especialmente em semanas com eventos importantes como decisões de política monetária ou divulgações de resultados corporativos.
“A extensão dos prazos de vencimento segue uma tendência internacional. As bolsas dos Estados Unidos e da Europa já apresentam vencimentos diários para opções sobre índices, e agora nossos clientes também podem desfrutar dessa versatilidade para negociar com maior eficiência”, destaca Renato Munhoz, gerente de Produtos da B3.
Outro ponto fundamental das Opções sobre Ibovespa é que elas têm liquidação exclusivamente financeira, o que simplifica o processo de transação e torna o produto ainda mais acessível para diversos tipos de investidores.
“A existência de vencimentos em mais dias de trabalho possibilita ao investidor reagir prontamente a eventos de mercado, otimizar suas estratégias e aprimorar sua gestão de riscos. Isso representa uma evolução que fortalece a liquidez e o apelo do mercado de derivativos brasileiro”, acrescenta Renato.
O primeiro vencimento em um dia alternativo à quarta-feira será em 24 de novembro, porém os contratos já estarão disponíveis para negociação a partir dessa segunda-feira, dia 17.
O que significam Opções de Índices?
As Opções sobre Índices são acordos de derivativos financeiros que conferem ao detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender o valor de um índice específico a um valor previamente definido, chamado preço de exercício ou strike, em uma data futura. Como um índice não é um ativo transacionável, no dia do vencimento a liquidação é feita financeiramente: a diferença entre o preço de exercício e o preço de liquidação do índice é calculada, sem a necessidade de entrega física de ativos.
Essas opções surgiram como instrumentos para gerenciar riscos, oferecendo um mecanismo de proteção ao mercado contra eventuais perdas, além de permitir a adoção de estratégias em relação à movimentação de preços e aumentar o potencial de retorno de um investidor.
Deseja simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis ganhos da sua aplicação. Se já investe e gostaria de analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

