Acionistas brasileiros discutem hoje (13) a demonstração financeira da Vale, divulgada ontem após o fechamento do mercado. Além disso, os números referentes ao ramo do comércio varejista fornecem indícios sobre o ritmo de expansão da economia, auxiliando investidores a adaptarem suas perspectivas em relação à trajetória da taxa Selic.
Nos Estados Unidos, a atenção está voltada para os indicadores macroeconômicos. Após o relatório de empregos revelar uma quantidade de postos de trabalho criados acima do previsto, investidores aguardam hoje os dados referentes à inflação medida pelo CPI. Durante esta semana, o mercado reduziu a probabilidade de redução das taxas de juros nos Estados Unidos na próxima assembleia do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), marcada para março.
Adicionalmente, sexta-feira é um dia de reajuste de posições pré-feriado. No Brasil, devido ao carnaval, as transações na B3 serão retomadas na quarta-feira. Nos Estados Unidos, os mercados estarão fechados na segunda-feira, devido à celebração do feriado do Dia do Presidente. Na China, em meio às comemorações do ano novo lunar, as bolsas voltarão a funcionar em 24 de fevereiro.
Recordação do encerramento de ontem
Depois de atingir a marca de 190 mil pontos e encerrar no nível mais alto de sua história na quarta-feira, o Ibovespa B3 sentiu a pressão da aversão ao risco no exterior e declinou no pregão desta quinta-feira (12). O principal índice de ações da bolsa de valores brasileira encerrou com -1,02%, atingindo 187.766 pontos.
Fonte: Bora investir

