Aproximadamente 7,2 milhões de pagadores que enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 no período correto resolverão sua situação com o Leão.
Neste quinta-feira (31), a Receita Federal disponibiliza o terceiro dos cinco lotes de reembolso deste ano, o mais extenso até agora em quantidade de contribuintes e o segundo mais alto em montante. O pacote também inclui reembolsos residuais de anos anteriores.
No total, 7.219.048 pagadores receberão R$ 10 bilhões. A maior parte do montante, informado pelo Fisco, será destinada a pagadores com prioridade no reembolso.
Os reembolsos estão repartidos da forma a seguir:
- 6.316.894 pagadores que usaram a declaração preenchida antecipadamente e/ou escolheram ao mesmo tempo receber o reembolso via Pix;
- 755.978 pagadores sem prioridade;
- 83.575 pagadores de 60 a 79 anos;
- 35.315 pagadores cuja principal fonte de receita seja o ensino;
- 15.988 pagadores acima de 80 anos;
- 11.298 pagadores com limitação física ou mental ou doença grave.
Apesar de não possuírem prioridade por lei, os pagadores que utilizaram os dois procedimentos simultaneamente, preenchimento antecipado e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento do reembolso este ano.
Disponibilizada no último dia 24, a verificação pode ser realizada na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar o Reembolso.
Também é viável efetuar a verificação no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado na conta ou na chave Pix do tipo CPF fornecida na declaração do Imposto de Renda.
Caso o pagador não esteja na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e analisar o extrato da declaração. Se identificar uma pendência, poderá enviar uma declaração corretiva e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Conta desativada
Se, por algum motivo, o reembolso não for depositado na conta informada na declaração, como no caso de conta inoperante, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse cenário, o cidadão poderá programar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o pagador não sacar o valor do seu reembolso após um ano, precisará requisitar o valor no Portal e-CAC. Ao adentrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar Reembolso não Resgatado na Rede Bancária.
Fonte: Agência Brasil