Neste dia de meio da semana (17), o universo financeiro deve refletir a validação do projeto de lei que diminui vantagens fiscais em 10% e recupera os pontos da designada “impostação BBB” (bancos, apostas e bilionários). Aprovado pela na Câmara dos Deputados nesta madrugada por 310 votos a 85, o escrito prevê receita superior aos R$ 20 bilhões que o governo almeja para o Orçamento de 2026.
Com tal ato, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano vindouro deve ser sufragado nesta quinta-feira (18), com meta de resultado primário de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).
No exterior, os principais indicadores que os aplicadores devem observar são dos dados de inflação ao consumidor de novembro da Zona do Euro.
Análise do encerramento do mercado
O Ibovespa B3 registrou queda de 2,42%, atingindo os 158.557,57 pontos, no ponto mais baixo do dia, na data passada (16). A convergência de elementos como a Ata do Copom mais severa do que a aguardada, declínio no valor do petróleo e dados fracos da economia dos Estados Unidos provocaram a perda de quase 4 mil pontos no pregão no principal índice de ações da bolsa de valores brasileira. Com o aumento da desconfiança no Brasil, o dólar comercial subiu 0,73%, chegando a R$ 5,46.
Fonte: Bora investir

